Indonésia oferece ajuda ao Irão
info task by ...and you will know us by the trail of dead @ 5/10/2006
A Indonésia ofereceu-se esta quarta-feira para mediar as conversações entre o Irão e a AIEA (Agência Internacional de Energia Atómica) relativamente ao programa nuclear iraniano. O anúncio foi feito pelo presidente indonésio, Susilo Bambang Yudhoyono, após um encontro com o seu homólogo iraniano, Mahmoud Ahmadinejad.
“A Indonésia acredita que o programa nuclear do Irão é pacífico e que todos os problemas ligados ao programa nuclear iraniano podem ser resolvidos de uma forma apropriada e através da diplomacia, envolvendo numerosas partes da comunidade internacional”, afirmou o presidente indonésio numa conferência de Imprensa conjunta entre os dois líderes.Yudhoyono referiu ainda acreditar que o Irão vai continuar a dialogar, salientando que ainda há a possibilidade de a questão se resolver de forma pacífica.
Por sua vez, o presidente Mahmoud Ahmadinejad, reiterou a intenção de prosseguir com o programa nuclear, que tem apenas fins pacíficos, referindo que os iranianos são capazes de defender os seus direitos e interesses. “A resistência do povo iraniano não se destina só a garantir os direitos do mundo islâmico, mas também os de todas as populações do mundo. Consideramos que cada nação dispõe do direito de utilizar a ciência e a tecnologia modernas e esse direito está garantido pelo Tratado de Não-Proliferação (TNP)”, explicou Ahmadinejad.
(in: correiro da manhã )