Portugal é mau exemplo para futuros membros
info task by ...and you will know us by the trail of dead @ 12/28/2006Portugal é um mau exemplo para os países candidatos à Moeda Única.
Um estudo da Comissão Europeia indica as causas do fraco desempenho da economia nacional, de forma a lembrar aos futuros membros da Zona Euro que evitem os erros graves cometidos por Portugal.
Segundo a Comissão, esses erros conduziram a economia nacional à recessão e à necessidade de adoptar medidas de fortes restrições orçamentais.
A Eslovénia vai ser o décimo segundo país da Zona Euro já a partir de 1 de Janeiro. Mas há mais Estados-Membros da União que são já candidatos à adesão à Moeda Única nos próximos anos.
Para que tudo corra bem, a Comissão Europeia está já a fazer recomendações e usa o mau exemplo português, para que os candidatos evitem erros verificados no passado.
A Comissão constata que Portugal começou por ser um bom aluno e registou um crescimento económico muito positivo no final da década de noventa. Mas, depois da adopção do euro, Portugal não soube manter o ritmo de crescimento e acabou por entrar em recessão em 2002.
Portugal registou taxas de crescimento reduzidas, perda de competitividade, défices descontrolados e elevado endividamento das famílias e da economia
Bruxelas aconselha que os países candidatos façam aquilo que Portugal não fez.
Os objectivos devem ser seguir uma política orçamental restrita quando a procura interna aumentar e aproveitar esta altura de expansão para avançar com reformas estruturais.
Os candidatos devem ainda ser prudentes na avaliação do crescimento do PIB nos momentos de expansão, controlar o crescimento dos salários, mesmo que o desemprego esteja em queda e fomentar uma politica de crédito responsável para evitar o sobreendividamento.
Estes são conselhos para que muitos não acabem como Portugal, ou seja, em recessão por causa da perda de competitividade e com politicas de aperto e correcção orçamental.
source: tvi.iol.pt
(Ao menos fizemos alguma coisa de "importante". No que toca a maus conselhos, podem contar com Portugal. Somos o menino mau do recreio...)